Provas equestres na ExpoSul 2020

Quando falamos de cultura rural, é impossível não pensar nos cavalos. Neste ano a ExpoSul terá incríveis quatro pistas dedicadas às provas equestres, com cinco modalidades competitivas de alto nível para os amantes dos equinos: prova dos 3 tambores, especializada do mangalarga marchador, laço campista, ranch sorting e hipismo. Lembrando que desde 2016, através da lei 13.364, essas práticas de montaria são consideradas patrimônio cultural imaterial e expressão cultural nacional. Um importante marco para o setor.

Programação

Especializada mangalarga marchador:
de quarta a domingo

Ranch sorting – sábado

3 tambores – sexta e sábado

Laço campista – sábado e domingo

Prova de Laço Campista

Prova de Laço Campista é uma das modalidades esportivas que mais requerem habilidade e equilíbrio. Bom relacionamento como o cavalo, inteligência e técnicas de montaria são requisitos que se esperam de um laçador. A modalidade é praticada na região de Cachoeiro de Itapemirim desde o século XIX.
As regras são exigentes e o peão é avaliado desde o momento em que o cavalo está no brete. O laçador deve segurar o cavalo até que o boi saia, sendo punido caso se antecipe. Se o cavalo atropelar o boi também há punição. A técnica da distância é um dos segredos da prova.
Essas e outras curiosidades sobre a prova de laço você encontrará na ExpoSul Rural 2019. A prova acontecerá nos dias 13 e 14 (sábado e domingo), com premiação acima de 12 mil reais.
As categorias ainda estão em definição.

Prova de 3 Tambores

Habilidade e entrosamento com o cavalo são características essenciais de uma amazona ou cavaleiro que pratiquem a Prova dos 3 Tambores. É uma atividade de velocidade, cujo objetivo é contornar três tambores em um percurso triangular no menor tempo possível.
Em 2018 a Exposul realizou a maior prova do estado, com 250 participantes. A expectativa é de crescimento em 2019, desta vez numa nova pista ainda melhor e mais espaçosa.
A Prova de 3 Tambores acontece na ExpoSul Rural 2019 nos dias 12 e 13 (sexta e sábado). Serão mais de 10 mil reais em premiações. As categorias ainda estão em definição e as inscrições estarão disponíveis em breve aqui no site ou pelos telefones (28) 99925-7748 e (28) 3155-5359.

Copa de Marcha

A raça mangalarga marchador é tipicamente brasileira e surgiu há cerca de 200 anos na comarca do Rio das Mortes, no sul de Minas Gerais, obtida pelo cruzamento entre cavalos da região e animais da raça Alter, trazida Coudelaria de Alter do Chão, em Portugal. De Minas, o mangalarga se espalhou por todo o país, tendo no Espírito Santo, particularmente no Sul do Estado, um relevante centro produtor e consumidor.
Na ExpoSul Rural 2019, a Copa de Marcha se realizará no domingo, (14 de abril) e terá premiações acima de 7 mil reais em dinheiro, incluindo as categorias: cavalo comum; égua comum; cavalo registrado; égua registrada; muares; marcha picada e Grande Campeão.
Contaremos com juiz responsável credenciado na ABCCMM – Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador.

Realização

Apoio Master

Patrocínio

Apoio Institucional 

Hotel oficial