ExpoSul Rural terá demonstração de manejo com apoio de cães pastores

A ExpoSul Rural é um evento regional de negócios, reunindo as principais cadeias produtivas rurais presentes em 29 municípios da região Sul do Espírito Santo. Um dos objetivos é divulgar conceitos, materiais, técnicas, recursos e produtos que busquem o desenvolvimento rural sustentável e a melhoria de qualidade de vida no campo; neste sentido, este ano a Feira, que será em abril, em Cachoeiro de Itapemirim, trará em sua programação, entre outras novidades, a demonstração de como a utilização de cães no manejo de bovinos e caprinos pode proporcionar economia ao produtor rural.

Cachoeiro é a primeira cidade do Estado a contar com um Centro de Treinamento de cães pastores. Os animais da raça Border Collie são treinados para fazer a condução de rebanhos de bovinos e ovinos no pasto. A técnica está sendo aplicada na região há cerca de seis meses. Entre as vantagens desta “pata de obra”, se destaca a diminuição do estresse dos animais que são manejados e também a redução do serviço diário do trabalhador rural, proporcionando ao homem do campo uma maior produtividade, uma vez que cada animal é capaz de executar o trabalho de pelo menos dois peões.

A novidade ainda é pouco usual nas propriedades do município e região, uma vez que muitos pecuaristas e ovinocultores desconhecem essa opção. Segundo o proprietário do primeiro Centro de Treinamento da cidade, Gutembergue Ferreira, a prática vem se disseminando. “Aqui é encarado como inovação, mas é muito utilizado por fazendeiros em Minas Gerais e São Paulo, pela facilidade que esses animais podem representar”, disse.

Os cães, após o devido treinamento, são capazes de conduzir um rebanho de, em média, 200 carneiros ou de 100 a 200 cabeças de gado, por uma distância de até dois quilômetros, sob orientação. “O treinamento deles dura de seis meses a um ano, e consiste em repetição. Eles aprendem expressão corporal, uma dezena de palavras e sons de apito, o que permite que seja feita a condução a uma certa distância”, explicou Gutemberg, que também é adestrador.

Apresentações nos dias da Feira

Gutemberg hoje possui três animais treinados, na localidade de Itaóca Pedra: os machos Touch, de dois anos, e Black, de seis meses, e a fêmea Cherrie, de três anos. Durante os dias da ExpoSul Rural o adestrador fará uma demonstração de como esses cães podem ser úteis no manejo de rebanhos de ovinos ou bovinos, em pastagens ou mesmo nos currais das propriedades.

As apresentações serão realizadas no Parque de Exposições de Cachoeiro, pelo Centro de Treinamento Gutemberg Ferreira, nas pistas preparadas para os eventos equestres, na quarta (11/04), quinta (12/04) e sexta (13/04), às 15h e às 19h; e no sábado (14/04) e domingo (15/04), às 10h e às 15h. Os interessados poderão conhecer a forma de atuação dos animais treinados e as técnicas de treinamento aplicadas.

Lembrando que a ExpoSul Rural será realizada de 11 a 15 de abril, no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim.  Tem o apoio das principais instituições do setor rural com atuação no estado.

A raça Border Collie*

Border Collie é uma raça relativamente recente, desenvolvida na Grã-Bretanha há cerca de um século, mais precisamente nas fronteiras inglesas e escocesas, com a finalidade de pastoreio de ovelhas. O cão impõe sua autoridade não pela força, mas por respeito. Obediente e ágil, a raça ocupa o 1º lugar no ranking de inteligência canina. “Esses animais podem aprender facilmente cerca de 450 palavras diferentes, além de sons e gestos”, explicou o adestrador Gutemberg Ferreira.

Os Border Collie são cachorros de médio porte, de corpo alongado, atlético, de membros fortes e musculosos. Com fêmeas medindo entre 46 e 53 cm, pesando em torno de 12 a 19 kg. Já os machos possuem estatura entre 48 e 56 cm, bem como peso variando de 14 a 20 kg. A expectativa de vida raça está em torno de 10 a 17 anos.

Fonte: https://www.racasdecachorro.com.br/