Trilha Ecológica: veja o que aconteceu em 2018

Trilha Ecológica

A Trilha Ecológica promove a discussão das questões ligadas a água e meio ambiente. Ações de empresas, ONGs e escolas serão valorizadas, mostrando o que vem sendo pela água na região.
A trilha receberá visitas dirigidas, agendadas por escolas. Também haverá horários de visitação livre ao público. São 5 mil pessoas por dia.

Conheça a seguir um pouco mais sobre as 6 salas desta atração.

Somos Água

Um painel recortado em MDF mostrará o corpo humano com 70% do corpo coberto com uma substância gelatinosa demonstrando como somos feitos de água.

Ilustrações mostrarão também a porcentagem de água em outros animais e em plantas, além do planeta Terra.

Água fonte de vida

Um painel vai mostrar fotos de diversos momentos do uso da água como essencial para a vida

Uma grávida bebendo água.
O batismo de uma criança.
Uma criança na banheira
Um banho no chuveiro.
Um banho de piscina ou de mangueira
Cozinhando
Lavando roupa
Lavando vasilha,
Molhando plantas
Cachorro bebendo água.

Esse espaço será ambientado como um cômodo de uma casa e terá um belo e enorme aquário com peixes e plantas.

Informações em banners mostrarão números sobre doenças associadas a má qualidade ou ao baixo consumo de água pelo ser humano.

De onde vem a água?

Uma das paredes terá um grande banner representando de maneira divertida como funciona o ciclo da água. Na parte alta, a imagem de um sol radiante sorrindo feliz provocando no mar evaporação da água, a nuvem que é formada, o vento que a conduz até as montanhas. Mais abaixo, onde a chuva cai, destacam-se as árvores no topo do morro e sua importância para a captação da chuva pela terra, a entrada da água no subsolo para formar o lençol freático. Logo à frente as nascentes, os pequenos córregos que vêm se juntando e formando o grande rio Itapemirim. Esse rio passa na cidade de Cachoeiro e vai se encontrar com o mar na Praia da Barra, em Marataízes. Na foz, o encontro do Rio com o mar mostra que vai começar de novo o mesmo ciclo.

Ainda na Sala 3, vamos oferecer ao visitante uma chuva artificial. Na parede da direita uma cortina de água vai sair de uma estrutura montada criando a sensação de uma chuva constante bem fininha sobre uma bela paisagem cachoeirense. O importante é gerar a sensação de que está chovendo nas montanhas do município de Cachoeiro para alimentar o rio Itapemirim. Um sistema com bombas garantirá a reciclagem permanente da água.

Água fonte de riqueza

Neste ambiente vamos mostrar alguns usos econômicos da água desde as formas mais rudimentares como um moinho d’água até formas sofisticadas de resfriamento de maquinas em fábricas ou gotejamento em irrigações modernas.

Terá como atrativo uma roda d’água girando um dínamo para acender uma lâmpada.

Conflitose Lei das águas

Este ambiente vai representar um parlamento e vai ter como tema os conflitos pelo uso, as leis que regulamentam e o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Aqui vão ser mostrados os 21 anos da Lei Brasileira das Águas, o Fórum Estadual e os Comitês de Bacias do ES.

No hall que separa da próxima sala, um grande mapa mostrará a Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, principal curso d’água do sul capixaba.

Mini-auditório / Cine Água

Espaço dotado de equipamento de projeção multimídia, mobiliado com pufes, para apresentação de vídeos de curta duração sobre água e outros temas ligados à sustentabilidade como destinação de resíduos e afins. Esses vídeos serão fornecidos por diversos parceiros.

Mini-auditório / Cine Água

Apoio Master