Café: veja o que aconteceu em 2018

O setor cafeeiro vem com presença muito forte em 2018. O maior destaque fica para os próprios cafeicultores. A data do evento deste ano será fora do período da colheita e os produtores de café são esperados em grande número. Para recebê-los, uma variedade de atrações ligadas ao setor está programada. O café estará presente em diversos estandes, na programação técnica, áreas demonstrativas, comércio de equipamentos e ações de marketing.

Lançamentos de marcas de café

 

Utilizando a oportunidade representada pela presença do público especializado e do público geral na ExpoSul Rural, duas cooperativas lançarão suas novas marcas de café durante o evento. Trata-se da Cafesul e da Coopeavi.
Os lançamentos estão cobertos de segredos que só serão revelados durante o evento. As ações de marketing serão realizadas nos respectivos estandes das cooperativas no pavilhão de negócios da ExpoSul Rural.

Programação Técnica

A sexta–feira, dia 13, será o grande momento de encontro dos produtores e técnicos da cafeicultura do Sul Capixaba. Durante toda a tarde e também à noite, eventos de caráter técnico devem atrair os principais cafeicultores da região.
A programação começa com o workshop “Bases para uma Cafeicultura Sustentável”, organizado pelo Incaper (detalhamento abaixo). Ainda dentro deste evento, teremos o lançamento do Concurso Municipal de Qualidade de Café, da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.
A seguir, o Talk Show Cafés de Qualidade, com presença de produtores premiados que falarão sobre as vantagens e dificuldades para o produtor que faz a opção pela produção de cafés de qualidade. O segmento ainda tem menos de 2% do mercado nacional e a expectativa é que o evento estimule a entrada de novos produtores.
Uma apresentação de baristas fecha a programação, com degustações de cafés e drinks a base de café.

Workshop: Bases para uma Cafeicultura Sustentável

 

Programação: 

 Local: Auditório II, Exposul Rural 2018, Parque de Exposição, Cachoeiro de Itapemirim – ES.

Data: 13/04/2018

13h Recepção e abertura

13h20 Palestra: Manejo da fertilidade do solo em lavouras de café

Eng. Agrônomo Ramon – Fertilizantes Heringer S/A

14h00 Palestra: Técnicas de renovação e condução de lavouras de café conilon

Eng. Agrônomo Marcelo Lobato – Extensionista do Incaper, Chefe do ELDR Cachoeiro de Itapemirim

 

 

14h40 Palestra: Tecnologias para produção de cafés de qualidade

Adm. Rural Tássio da Silva de Souza – Extensionista do Incaper, Chefe do ELDR Muqui

15h20 Lançamento do Concurso Municipal de Qualidade de Café

Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

15h50 Apresentação SENAR

16h00 Encerramento

Filtro Solar Para Café

Oferecido pela Coopbac e organizado pelo pesquisador Deivisson Abreu, da UENF, esta área demonstrativa coloca à disposição do agricultor a tecnologia Surround® WP, um reflectivo solar feito a base de caulim processado que atua como filtro de raios ultravioleta e infravermelho, evitando o estresse causado por altas temperaturas. Produzida pela empresa Novasource – TKI, a tecnologia já desponta no Espírito Santo, tanto para o uso em viveiros quanto em pós-plantio e plantas adultas.

Comércio de equipamentos

A empresa Fimag fará demonstrações e comercialização de equipamentos. Em destaque um secador de café de pequeno porte, ideal para o segmento de cafés de qualidade. Para os grandes produtores, um grande secador de café também estará em exposição.

Galeria

 

Realização

Apoio Master

Patrocínio

Apoio Institucional 

Voltar ao topo