Banco de Alimentos de Cachoeiro divulgará ações durante a ExpoSul Rural

A Exposul Rural, que acontece de 11 a 15 de abril em Cachoeiro de Itapemirim, será ponto de arrecadação do Banco de Alimentos. Nos dias do evento, será possível aos participantes doarem um quilo de alimento não perecível à instituição, que ao final serão encaminhados para as entidades beneficiadas. Também os produtores rurais que tenham excesso de produção, poderão fazer doações no local, além de conhecerem o trabalho realizado pela instituição.

O Banco de Alimentos da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está se tornando uma referência estadual. Único na região sul capixaba, o equipamento público de segurança alimentar e nutricional recebe doações de produtores de diversas localidades, como Caxixe Frio, Venda Nova do Imigrante, Pedra Azul, Castelinho, Cariacica. Um dos objetivos com a participação na Feira é ampliar as parcerias e o alcance da unidade.

“A nossa intenção é dar visibilidade ao Banco de Alimentos. Chamar a sociedade para a conscientização ao combate ao desperdício de alimentos. Nós trabalhamos com aquela mercadoria que não vai para o mercado, que não está bonita ou tem um defeito, mas que está boa para o consumo, e na roça seriam descartadas”, explicou a coordenadora do Banco, Tatiana de Oliveira Sant’ Ana.

Tatiana destaca que é fundamental o apoio de empresas e entidades e, principalmente do produtor rural. “O produtor rural pode nos ajudar com a doação do excesso de mercadoria. O que ele plantou e não vendeu, e tem que descartar. Em Venda Nova, por exemplo, quando vão ter que passar trator em alguma roça, por estar com produção em excesso ou com preço baixo, alguns produtores nos comunicam. Mandamos uma equipe e caminhão para fazer a coleta”, disse.

ExpoSul será vitrine do Banco de Alimentos

A reunião de dezenas de produtores rurais dos 29 municípios da Região Sul será uma importante oportunidade para a divulgação do Banco no meio. De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, ações do tipo são muito importantes. “Este ano esperamos um destaque maior para o nosso Banco de Alimentos, que combate o desperdício e dá suporte a entidades socioassistenciais da cidade, como lares de idosos, serviços de acolhimento de crianças e adolescentes e hospitais filantrópicos”, disse.

Em 2017, foram investidos R$ 688 mil do  Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Banco. Foram adquiridas 133 toneladas de alimentos de 125 agricultores. Dezoito entidades foram atendidas através do PAA, do Governo Federal. “Em 2018 iniciaremos a compra através do programa estadual de Compra Direta de Alimentos – CDA, com previsão de investimento de R$ 325 mil e atendimento a até 50 agricultores familiares. Esperamos adquirir 62 toneladas de alimentos.”, informou a Secretária.

Lembrando que no período da ExpoSul Rural, de 11 a 15 de abril, participantes também poderão fazer doações de alimentos não perecíveis, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto. A Feira é uma co-realização da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, com apoio das principais entidades rurais da região.